EDUARDO RICCI JIU JITSU MARINGÁ

6 de ago. de 2011

AQUECIMENTO PARA O UFC 133

Hoje é dia de Ultimate Fighting na Filadélfia, Estados Unidos, e as principais lutas da noite prometem ação.

Na segunda luta principal, Vitor Belfort encara Yoshihiro Akiyama. É a primeira apresentação do faixa-preta desde a derrota para Anderson Silva, em fevereiro, quando disputou o cinturão de médios.

“Ele é um lutador muito duro, é experiente, tem poder de absorção, pode trocar e é muito dinâmico. Mas a minha mente está mais preparada do que nunca. Tão forte que ninguém pode me parar. Estou focado no que tenho que fazer para ganhar, e eu estou em busca de acabar com ele. É assim que entrarei no octógono, buscarei acabar com ele”, garante o “Fenômeno”.

Akiyama, por sua vez, evita declarações fortes, mas promete buscar a vitória.

“Eu acho que o Sr. Belfort é muito forte, um lutador perfeito, e ele é atualmente um dos meus ícones, mas a minha trocação tem feito progressos, graças a muita prática e experiência”, diz.

Será que teremos uma luta em pé?

Já no principal combate da noite, Tito Ortiz volta em pouco mais de um mês da última apresentação contra o também ex-campeão Rashad Evans. No caso de triunfo, Tito figura novamente entre os grandes da categoria meio-pesado, depois da pior fase da carreira, quando ficou cinco lutas sem vencer. E o “Bad Boy” parece estar disposto a isso.

“No boxe, eles tinham Muhammad Ali, no Pro Wrestling tinham Hulk Hogan e no MMA, eles têm Tito Ortiz”, dispara.

A derrota para Anderson Silva, em fevereiro, só fortaleceu Vitor Belfort e "acordou um gigante" dentro do lutador. Neste sábado, no UFC 133, na Filadélfia (EUA), o brasileiro encara o japonês Yoshihiro Akiyama e a desconfiança do público. Disposto a dar mais uma reviravolta na carreira, Belfort conta que seu passado é um cheque cancelado e diz que voltou às origens para retomar a trilha das vitórias, atrapalhada por muitas lesões e uma hepatite A curada recentemente.

"Voltei a praticar a ginástica natural, como no início da carreira, mas sem abrir mão do jiu-jítsu. A última derrota acordou um gigante dentro de mim e os treinos só apuraram minha velocidade. Com isso, melhorei meu sistema cerebral e estou pronto para buscar o nocaute", afirmou o peso médio, que faz o penúltimo combate da noite, antes do confronto entre os meio-pesados Tito Ortiz e Rashad Evans.

A derrota para Anderson Silva no UFC 126 ficou para trás. Belfort, inclusive, garante que outro chute frontal como aquele dificilmente encaixaria.

"Não tiro o mérito do Anderson, que acertou um chute cinematográfico. Mas o passado é um cheque cancelado, o futuro é um cheque pré-datado e o presente é dinheiro na mão. Apenas parei na frente dele e ele me acertou, mas não acertaria de novo. Chorar o passado é andar de marcha ré", disse o ex-campeão do UFC, sonhando com a revanche. "Pelo cartel que tenho e por tudo que conquistei no MMA, mereço a revanche contra o Anderson, mas quem decide isso é o UFC. Hoje, só penso em entrar no octógono e vencer o Akiyama".

A carreira de Belfort sempre ficou marcada por viradas surpreendentes. Recentemente, ele se recuperou de uma hepatite A e, na última semana, teve que perder 11,3kg para disputar o UFC 133. "Geralmente, o vírus da hepatite fica no seu corpo por dois meses, e comigo ficou só uma semana. Foi um milagre. Agora, estou 100% e pronto para voltar a pegar o caminho do cinturão", disse.

Desaparecimento da irmã é uma ferida aberta no lutador

O desaparecimento da irmã Priscila Belfort, em janeiro de 2004, ainda é uma ferida aberta no coração de Vitor. Cada vez que pisa em um octógono, ele pensa na mulher, Joana Prado, nos filhos, Davi e Vitória, e reza por Priscila. Emocionado, ele diz que a dor da perda é a montanha diária que ele precisa escalar.
"As pessoas que sumiram com o corpo dela vão ter que lidar com esse dividendo com Deus. O maior sofrimento do mundo é perder um ente querido. Essa é a minha montanha diária, que Deus me dá força pra escalar", afirmou com a voz embargada. "No Brasil, mais de 250 mil pessoas desaparecem por ano. O mais triste é que não há um programa sério que auxilie na busca de informações sobre desaparecidos. Muitas pessoas podem estar por aí, nas ruas e sem memória", afirmou.

Card Principal do UFC 133:

Rashad Evans x Tito Ortiz
Vitor Belfort x Yoshihiro Akiyama
Dennis Hallman x Brian Ebersole
Jorge Rivera x Alessio Sakara
Rory MacDonald x Mike Pyle

Card Preliminar:

Matt Hamill x Alexander Gustafsson
Chad Mendes x Rani Yahya
Ivan Menjivar x Nick Pace
Johny Hendricks x Mike Pierce
Mike Thomas Brown x Nam Phan
Rafael Natal x Paul Bradley

Nenhum comentário: