9 de out. de 2011
Demian Maia vence duelo brasileiro no UFC 136, mas lutadores são vaiados
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Além do fato de contar com três brasileiros em seu card, o UFC 136 teve um duelo verde-amarelo. No card preliminar da edição realizada no Toyota Center, casa do Houston Rockets, da NBA, quem se deu melhor foi Demian Maia, que voltou a vencer após uma derrota no evento. Apesar disso, o confronto morno gerou vaias da torcida texana.
Demian encarou o compatriota Jorge Santiago. Conhecido por sua boa técnica no jiu-jitsu, ele dominou boa parte da luta no chão, mas foram poucos os momentos de perigo, o que fez com que os fãs criticassem ambos os competidores, durante e após os três rounds.
O primeiro round começou com Jorge Santiago conseguindo alguns bons chutes, mas sendo derrubado por Demian em duas ocasiões e também levando uma direita em pé que o desequilibrou. O segundo e o terceiro giros tiveram a mesma tônica, com Demian mais uma vez por cima de Jorge em boa parte do tempo, mas sem conseguir golpear ou finalizar.
“Eu estava nervoso, sob pressão por causa da minha última derrota no UFC. Contra Muñoz, eu pensei que estava vencendo por pontos, mas perdi, então desta vez quis ser mais decisivo. Estou orgulhoso de vencer Jorge, por suas conquistas no Japão”, disse Demian após a vitória.
Tanto Demian Maia quanto Jorge Santiago vinham de revés para este UFC 136. Demian, que em 2010 perdeu a luta pelo cinturão contra Anderson Silva, havia sido derrotado por Mark Muñoz. Já Jorge Santiago teve revés contra Brian Stann, hoje um dos mais respeitados pesos médios.
Nos seus últimos combates, Demian Maia mostrou uma melhora na luta em pé, adicionando esse fator ao seu já tradicional bom jogo de chão, reconhecidamente como um dos melhores do jiu-jitsu no MMA. Com o resultado, ele chega a 15 vitórias em 18 lutas.
Outro duelo importante do card preliminar teve resultado divido dos jurados, por pontos. O ex-campeão do Strikeforce Anthony Pettis enfrentou Jeremy Stephens e, num duelo muito pegado no chão, foi mais eficaz e buscou a finalização com maior intensidade, quase pegando o rival em um triângulo. Com isso, ele tenta retornar à linha pelo título da categoria.
Abertura com bela virada
A noite em Houston começou com uma virada impressionante no octógono. Depois de apanhar muito no primeiro assalto, mas aguentar em pé, Mike Massenzio partiu para cima de Steve Cantwell e conseguiu virar o placar para ficar com a vitória por pontos na primeira luta da programação.
Outra luta que movimentou a torcida foi entre dois pesos pesados. O norte-americano Joey Beltran contou com a torcida da casa contra o compatriota de origem croata Stipe Miocic.
O duelo foi intenso na trocação, com ambos os lutadores conseguindo desequilibrar o oponente e uma vantagem mais acentuada para Miocic nas quedas. Com um terceiro round mais dominante, Miocic acabou vencendo por pontos em sua estreia no Ultimate, mas foi vaiado pelos texanos.
Confira os resultados do UFC 136:
Médios: Mike Massenzio (EUA) vence Steve Cantwell (EUA), por pontos
Médios: Aaron Simpson (EUA) vence Eric Schafer (EUA), por pontos
Leves: Darren Elkins (EUA) vence Zhang Tiequan (CHN), por pontos
Pesados: Stipe Miocic (EUA) vence Joey Beltran (EUA), por pontos
Leves: Anthony Pettis (EUA) vence Jeremy Stephens (EUA), por pontos
Médios: Demian Maia (BRA) vence Jorge Santiago (BRA), por pontos
Leves: Joe Lauzon (EUA) vence Melvin Guillard (EUA), por finalização
Penas: Nam Phan (EUA) vence Leonard Garcia (EUA), por pontos
Médios: Chael Sonnen (EUA) vence Brian Stann (EUA), por finalização
Penas: José Aldo (BRA) vence Kenny Florian (EUA), por pontos e mantém título
Leves: Frankie Edgard (EUA) vence Gray Maynard (EUA), por nocaute e mantém o título
8 de out. de 2011
UFC 136 tem tira-teima, brasileiros em confronto e José Aldo em ação
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
O UFC 136 acontece neste sábado, em Houston, nos EUA, e promete ser um dos melhores eventos de MMA do ano. Em jogo, estarão dois cinturões do Ultimate Fighting Championship, posições de desafiante número 1 ao título de duas categorias e mais uma rivalidade intensa. No card preliminar, também estarão em ação lutadores considerados entre os 10 melhores de suas respectivas divisões. Pelo menos no papel, tem tudo para ser o melhor card do ano.
Verdadeira resolução nos pesos leves
No evento principal da noite, o campeão dos pesos leves, Frankie Edgar, enfrenta o desafiante Gray Maynard pela terceira vez. Maynard foi o responsável pela única derrota de sua carreira, em abril de 2008. Depois disso, Edgar venceu seis lutas seguidas e tomou o cinturão da categoria de BJ Penn, o qual derrotou em sua primeira defesa de título. A segunda aconteceu no primeiro dia deste ano, justamente contra Maynard, no UFC 125, que tinha o subtítulo de "Resolução".
No fim das contas, o evento não resolveu nada. Maynard atropelou Edgar no primeiro round, o mandou para a lona duas vezes e parecia que conseguiria o nocaute técnico. O gongo salvou o campeão, que voltou com tudo no segundo round e respondeu à altura, usando seu wrestling para derrubar o rival. Após cinco rounds, o combate, um dos melhores do ano, terminou empatado na decisão dos jurados, para desespero de ambos os lutadores. Desde então, os fãs de cada um entraram em grandes discussões sobre quem teria merecido mais a vitória.
A revanche foi marcada originalmente para maio, mas ambos sofreram lesões e se retiraram do duelo. A luta foi remarcada para o UFC 136, e o presidente da organização, Dana White, deixou claro: é a última vez que os dois se enfrentam. Tanto Edgar quanto Maynard agradecem e mal podem esperar para entrar no octógono e resolver, de uma vez por todas, quem é o melhor entre os dois.
- Não aguento mais falar no Gray, nem pensar no Gray. Estou pronto pra seguir adiante - declarou Frankie
Edgar durante os treinos abertos para o evento.
José Aldo enfrenta queridinho dos EUA
No co-evento principal, o brasileiro José Aldo defende o cinturão dos pesos penas pela segunda vez no UFC. Do outro lado do octógono, estará o americano Kenny Florian, que ficou famoso ao participar do reality show "The Ultimate Fighter". Comentarista de MMA de um canal de TV a cabo nos EUA, "KenFlo" já lutou em três categorias de peso diferentes e disputou o cinturão da divisão leve duas vezes, sendo derrotado em ambas. Ele desceu para os penas neste ano e, em sua primeira luta, derrotou Diego Nunes, companheiro de treinos de Aldo na equipe Nova União, por decisão unânime.
A imprensa americana diz que o brasileiro jamais enfrentou alguém tão grande e técnico quanto Florian, e especula que Aldo pode não aguentar o ritmo por cinco rounds, usando como exemplo a performance do manauara contra Mark Hominick no UFC 129, em abril - na ocasião, o campeão dominou o adversário por quatro rounds e, com a vitória praticamente garantida, deixou Hominick vencer o último assalto. Aos críticos, José Aldo promete mostrar por que é considerado um dos cinco melhores lutadores peso por peso do planeta.
- Ele (Florian) é um excelente atleta, mas estou muito bem preparado e o que ele apresentar, vou trazer em dobro - afirmou o brasileiro após a pesagem de sexta-feira.
Brasil contra Sonnen e dividido entre Maia e Santiago
O card principal tem ainda duas lutas valendo uma chance de disputar título. Na primeira delas, Melvin Guillard, favorito a ser o próximo desafiante de quem sobreviver à guerra entre Edgar e Maynard, encara Joe Lauzon pelos pesos leves. Na segunda, o falastrão Chael Sonnen, famoso por suas provocações ao Brasil e a lutadores brasileiros como Anderson Silva, Vitor Belfort e Wanderlei Silva, enfrenta Brian Stann pelo direito de desafiar o "Spider" nos pesos médios. A maioria dos brasileiros vai torcer contra Sonnen, mas uma pequena parcela espera que o americano derrote seu compatriota e seja punido pelo próprio Anderson, com quem fez uma verdadeira batalha de cinco rounds em agosto do ano passado, vencida pelo paulista com uma finalização. O card principal conta ainda com a revanche entre Leonard Garcia e Nam Phan, que tiveram um combate vencido por Garcia numa questionável decisão dividida em dezembro de 2010.
No card preliminar, os destaques são as duas lutas exibidas pela página do Combate. Na primeira delas, Anthony Pettis, ex-campeão dos pesos leves do WEC, enfrenta Jeremy Stephens em busca de um retorno à lista de desafiantes da categoria, após decepcionar e ser derrotado por Clay Guida em sua estreia no UFC. Na segunda, Demian Maia e Jorge Santiago fazem um duelo Rio-São Paulo para permanecer no top 10 da categoria médio. O paulista Maia já disputou o cinturão contra Anderson Silva, no ano passado, e desde então venceu duas vezes, mas perdeu para Mark Muñoz no UFC 131, em junho. O carioca Santiago, por sua vez, encara uma possível segunda demissão do Ultimate. Após deixar o evento em 2006, o lutador venceu 10 de 11 lutas e se sagrou campeão do evento japonês Sengoku, mas perdeu a primeira luta em seu retorno, no UFC 130 de maio, justamente para Brian Stann.
Confira o card completo do UFC 136:
Card principal
Frankie Edgar x Gray Maynard
José Aldo x Kenny Florian
Chael Sonnen x Brian Stann
Leonard Garcia x Nam Phan
Melvin Guillard x Joe Lauzon
Card preliminar
Demian Maia x Jorge Santiago
Anthony Pettis x Jeremy Stephens
Joey Beltran x Stipe Miocic
Tiequan Zhang x Darren Elkins
Aaron Simpson x Eric Schafer
Steve Cantwell x Eric Massenzio
Assinar:
Postagens (Atom)