EDUARDO RICCI JIU JITSU MARINGÁ

15 de ago. de 2011

Avaliado em R$ 200 mil, octógono do UFC Rio aporta no Brasil com status de 'estrela'

No dia 27 de agosto, no Rio de Janeiro, um personagem será o centro das atenções, atraindo olhares do mundo todo e em especial dos fãs do MMA. Se você pensa que este personagem é Anderson Silva, não está de todo errado. Para a organização do UFC 134, no entanto, uma outra estrela é tratada com tanto zelo e pompa quanto o campeão dos médios: o octógono.

Pois é. A estrutura que será o palco do UFC é um dos elementos mais importantes da noitada na arena HSBC e, para receber 12 combates - incluindo uma disputa de cinturão -, o octógono já está no Brasil. A chegada ao Rio de Janeiro foi pelo mar, de acordo com a Brasil 1, empresa responsável pela produção de todo o evento, com a missão de realizar um espetáculo com exatamente o mesmo padrão do visto nos Estados Unidos.

A estrutura que será montada no Rio deixou o porto de Tilbury, na Inglaterra, no início do mês. “O navio com a valiosa carga, estimada em 125 mil dólares, será o centro das atenções no HSBC Arena e aportou no Rio de Janeiro no dia 06 de agosto”, afirmou a empresa, por meio da assessoria do UFC, demonstrando o status de “protagonista” do palco das lutas.

Em meio a 3 toneladas de equipamentos de som e 2 toneladas de equipamentos de luz, a infraestrutura do UFC Rio tem de “gringa”, além do octógono, apenas parte da estrutura da transmissão ao vivo da programação. Itens de som, luz e telões são nacionais, mas os valores totais para movimentar o “circo” do evento são guardados a sete chaves pelo UFC.

A montagem da HSBC Arena começará no dia 24 de agosto, três dias antes dos combates, e estima-se que 600 profissionais estarão em ação para garantir o sucesso da edição carioca.

“Popstars”, lutadores não tem lista de exigências

Apesar de serem as estrelas de fato da noite, pisando no octógono de R$ 200 mil, os lutadores não terão tratamento de popstars na HSBC Arena.

Camarins individuais só serão disponibilizados para os lutadores dos combates principais - as três estrelas brasileiras serão, além de Anderson, Rodrigo Minotauro e Maurício Shogun.

O restante deve ser dividido em dois espaços para o aquecimento, para manter oponentes afastados nos instantes anteriores aos confrontos.

Para o público, por outro lado, há quem vá receber tratamento bem mais cômodo. São previstas áreas VIP para convidados da Zuffa (empresa dona do UFC) e para patrocinadores, que poderão levar celebridades para a noitada como convidados.

Outro fator de grande importância no desembarque do UFC é a segurança. Neste quesito, estarão em ação mais de 200 profissionais, com o detalhe de a organização usar medidas semelhantes às do Pan-Americano de 2007, também na capital fluminense. Pela primeira vez desde o Pan será montado na HSBC Arena um Juízado Especial Criminal (Jecrim), que permitirá ações mais velozes em caso de problemas no local. O plano de segurança para o evento foi estruturado em conjunto com os órgãos de segurança estaduais e municipais do Rio.

ENTENDA MAIS DO OCTÓGONO DO UFC

O famoso octógono do UFC é uma marca registrada do evento, e vem desde sua primeira edição. A ideia de Rorion Gracie foi poder colocar dois lutadores em um ringue, mas do qual nenhum pudesse escapar - a intenção era de uma "briga de rua", nas palavras do criador. Antes exclusivo, hoje o octógono pode ser usado em outros eventos, numa tentativa de uniformizar as regras do MMA. Atualmente as normas dizem que a jaula de arame farpado deve ficar a 1,2 m do chão. A cerca é de cerca de 1,70 m de altura, e o ringue tem cerca de 9 m de um extremo a outro - a medida varia ligeiramente dependendo de onde a estrutura for montada.

Nenhum comentário: