EDUARDO RICCI JIU JITSU MARINGÁ

20 de jan. de 2011

Um dia histórico com Rickson, Royler e Canto

Três grandes representantes da luta no Brasil, os campeões de Jiu-Jitsu e MMA Rickson e Royler Gracie, ao lado do medalhista olímpico de judô e também faixa-preta de Jiu-Jitsu Flávio Canto, ministraram, nesta quarta-feira, no ginásio na Fortaleza de São João, na Urca, um seminário em prol das vítimas da chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro.

O evento, produzido em poucos dias pelo pessoal da Monk Sports, com grande ajuda dos faixas-pretas Marcelo Tetel e Rodrigo Antunes, arrecadou quase 6 toneladas de alimentos doados por pouco mais de 800 participantes. A ação também contou com o apoio do Exército brasileiro; da CBJJ, que cedeu os tatames e alimentos; e da Vulkan, que doou vários kimono para serem leiloados, entre outros.

Praticantes da faixa-branca a preta lotaram as dependências. Entre eles, figuras desconhecidas, simplesmente amantes do esporte, e feras consagradas como Ricardo De La Riva, Kyra Gracie e Letícia Ribeiro, entre tantos outros.

No palco montado diante das centenas de participantes, Canto mostrou posições de técnica avançada, Royler priorizou a defesa pessoal, enquanto Rickson brindou a todos com uma verdadeira palestra em que comentou pontos fundamentais do Jiu-Jitsu, seja na parte técnica ou na filosofia da arte, o chamado “Jiu-Jitsu invisível”.

Para Luis, faixa-marrom da Gracie Humaitá Petrópolis, por exemplo, foi mais que inesquecível. O lutador teve o prazer de sentir na pele as técnicas de Rickson, chamado pelo Gracie na demonstração das posições. “Cara, foi um prazer enorme. Jamais poderia imaginar que um dia praticaria com Rickson!”.

Muito mais que isso, o evento comprovou a força do Jiu-Jitsu num momento tão delicado, e que essa solidariedade sirva de exemplo, se expandindo a todos os esportes.

Nenhum comentário: