EDUARDO RICCI JIU JITSU MARINGÁ

2 de mai. de 2010

Torções de Joelho no Jiu Jitsu


O objetivo principal desta matéria é o esclarecimento sobre as lesões que os atletas de jiu-jitsu podem sofrer, sempre com dicas práticas de como se cuidar e de como tratar adequadamente uma lesão, lembrando SEMPRE que todo tratamento deve ser realizado por um médico e um fisioterapeuta especializados. Falaremos a respeito das lesões de joelho, que são muito freqüentes no atleta de luta, iniciando pela lesão do ligamento cruzado anterior.

O ligamento cruzado anterior do joelho é o chamado ligamento do atleta, pois a sua lesão completa praticamente inviabiliza a prática esportiva competitiva. Ele é o principal estabilizador do joelho, e sua lesão ocorre geralmente após uma forte torção do joelho. No jiu-jitsu isto pode ocorrer quando você sofre um chute lateral no joelho enquanto o mesmo está apoiado no chão e discretamente fletido.

Nesta situação, o ligamento cruzado anterior é submetido a um forte estresse (e em menor grau o ligamento colateral medial e o menisco medial), rompendo se o limite funcional do ligamento for ultrapassado.

Outra forma de se lesar o ligamento é após uma torção, que pode ocorrer em uma queda após algum golpe, estando o corpo apoiado somente em uma perna.

O sinal mais evidente de uma lesão do ligamento cruzado anterior é um inchaço no joelho que ocorre logo em seguida da torção (até 1 hora depois). Este inchaço pode ser em decorrência de um sangramento na articulação, que quando presente indica que o ligamento rompeu em cerca de 80% das vezes.

Para se diagnosticar corretamente a lesão um exame clínico deve ser realizado - em mais de 90% das vezes o exame com um médico especialista já é suficiente para diagnosticar a lesão. Costumamos solicitar radiografias (para ver se ocorreram ou não fraturas, principalmente em atletas juvenis e competitivos que estão com muita dor) e a ressonância magnética, que é o melhor exame para avaliar a lesão e observar se ocorreram ou não outras lesões (como lesões de menisco e cartilagem, que serão temas das nossas próximas edições).

O tratamento das lesões completas do ligamento cruzado anterior em esportistas competitivos é cirúrgico, e devemos de rotina substituir o ligamento lesado por um outro, a partir de tendões do próprio paciente (esta cirurgia é chamada de reconstrução ligamentar). Atualmente a cirurgia pode ser feita por via artroscópica, com pequenas incisões, o que facilita em muito a reabilitação.

A fisioterapia é outra regra para os atletas submetidos a cirurgias de reconstrução ligamentar do joelho. Quanto mais específico for o tratamento fisioterápico, melhor será o estado do joelho quando o atleta voltar a lutar.
E para aqueles que querem prevenir as lesões de joelho valem aqui algumas dicas:

1. Procure realizar de rotina aquecimento antes e dos treinos e lutas
2. Evite as sobrecargas de lutas (muitas lutas seguidas), pois hoje se sabe por trabalhos científicos publicados que a fraqueza muscular que pode advir do excesso de lutas é um fator que predispõe torções de joelho.
3. Faça um bom trabalho de fortalecimento muscular dos membros inferiores - este é um dos melhores fatores para que o seu joelho fique forte e evite as torções.
4. Treine algum tipo de atividade esportiva, que não seja a luta em sí, que contenha deslocamentos do corpo com mudança de direção - se você jogar futebol ou basquete, por exemplo, ou treinar alguns movimentos destes esportes rotineiramente, vai melhorando a parte proprioceptiva do joelho.
5. Procure um médico especializado em traumatologia esportiva para uma avaliação detalhada sempre que você tiver dores freqüentes ou sinais de falseio (joelho bambo) após uma torção de joelho.

Nenhum comentário: