EDUARDO RICCI JIU JITSU MARINGÁ

27 de abr. de 2010

Jacaré e o 7º grau: ‘Querem me deixar velho’


Aos 57 anos de idade, sendo mais de 45 dedicados à arte suave, Romero Jacaré passou por mais uma emoção nesta semana. Líder da Alliance nos Estados Unidos, Jacaré recebeu o sétimo grau da faixa-preta. “Querem me deixar velho (risos)”, brincou Romero, em conversa com a TATAME. Num bate-papo exclusivo, Jacaré falou sobre o crescimento da arte suave desde seu primeiro contato com o Jiu-Jitsu e mostrou confiança para o próximo Mundial da CBJJ. “Tudo indica que a gente vai ganhar de novo... Se eles bobearem, vamos meter uns cem pontos de vantagem”, afirmou o mestre, dedicando a conquista ao pai, Hermano Cavalcanti, que faleceu há um mês. “Ele foi o meu grande ídolo”, se emociona.

Qual foi a emoção de receber o sétimo grau na faixa-preta?

Para mim não muda nada... Eu fico lisonjeado. Aqui nos Estados Unidos só tem o Francisco Mansor, que é nono grau pelas regras da Federação, que eu respeito muito, e tem o Carlinhos (Gracie) e o Sérgio Penha. Ser igualado a esses dois mestres é uma grande honra para mim.

Como você vê as mudanças e o crescimento do Jiu-Jitsu desde quando você começou a praticar?

Eu vejo como um esporte que evoluiu muito desde a época quando eu comecei. Eu lutava no Melo Tênis Clube, no Montanha, nem cheguei a lutar no Tijuca, e os campeonatos eram muito pequenos, e hoje em dia existe uma explosão. O último campeonato Pan-Americano na Califórnia tinham três mil atletas em um ginásio espetacular, e com um público bastante razoável. Vejo como uma coisa que evoluiu e ainda tem muito a evoluir.

Como você vê o futuro da arte suave?

Eu prevejo um futuro brilhante, com um Jiu-Jitsu mais profissional, como já está acontecendo em Abu Dhabi. Há uma evolução grande, mas ainda há muito o que evoluir. Os Mundiais e Pan-Americanos ainda vão crescer muito mais, a organização está ótima. Espero que continuem premiando para que os atletas fiquem só no Jiu-Jitsu e desistam de fazer Vale-Tudo para pagar as contas.

Fonte: http://www.tatame.com.br/2010/04/22/Jacare-e-o-7-grau-Querem-me-deixar-velho

Nenhum comentário: